segunda-feira, novembro 23, 2009



Foi com espanto que no passado sábado enquanto me preparava para ver o jogo da Taça de Portugal entre o F.C.P e o U.D. Oliveirense, fui surpreendido com a notícia que o jogo iria ser adiado devido a más condições do campo. No entanto, um factor de maior surpresa ocorreu-me quando me deparei com a heráldica do Oliveirense.
É fácil constatar que se deve com certeza a um símbolo inspirado na bandeira alemã, talvez para ali trazido no ano da fundação do clube, por uns quantos emigrantes portugueses no país das fräulein. Ora bem, fui pesquisar e afinal essa hipótese não tem fundamento algum, já que o clube foi fundado em 1922, e o primeiro tuga a chegar à Alemanha foi aqui um gajo da terra no ano de 1931. Ora assim sendo, só pode haver uma razão para tal símbolo, o povo decidiu juntar uma característica demográfica que melhor espelhasse a pequena região do grande Porto. Nem mais, -bota lá um melro com as pernas bem abertas, como que a dizer – chupa-mos!
Assim sendo, apoio totalmente a ideia. Juntar algo característico da região ao símbolo do clube. Ora se assim se aprouvesse a ideia, veríamos a verificar algumas mudanças até mesmo nos clubes de maior importância em Portugal. No FCP, as duas imagens da virgem santa, que prestam soberania ao Dragão, uma vez que se encontram abaixo deste, seriam substituídas por uns rojões e umas tripas minhotas a ladear uma boa botelha de verde tinto. Já no Benfica a águia bem que podia estar a deitar as unhitas a uns pastéis de Belém bem pulverizados por uma grande dose de canela. Por último, vamos até Alvalade, onde a sugestão, seria naturalmente a de colocar um belo e reluzente penteado à fozeiro no Leão!
Bem, mas isto são simplesmente divagações, o que eu queria mesmo saber é que raio de pássaro é aquele, que se olharem com atenção parece ter sido emulado na zona do pescoço… Será também uma alusão à caça do gambozino?
Deixo a pergunta no ar.

1 comentário:

Caldusfuriusus disse...

bem analisado, sim senhor. Cá pra mim aquilo é o que acontece a um farrapo se estiver muito tempo numa gaiola...